RADIOGRAFANDO O FUTURO PARA VOCÊ!
RADIOGRAFANDO O FUTURO PARA VOCÊ!

Vinte e um de abril, dia do patrono da Odontologia brasileira

Fontes:
CFO – Conselho Federal de Odontologia
Estado de Minas
Aventuras na História

Como todos aprenderam na escola, no dia 21 de abril é comemorado o dia em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, conhecido também como Tiradentes (apelido que ganhou por conta da sua profissão), um herói nacional e mártir da Inconfidência Mineira, que lutou contra os impostos e o colonialismo português na época.

O dentista

Antes mesmo das revoltas que culminaram na Inconfidência Mineira iniciarem, o Tiradentes já era conhecido, pela forma revolucionária de exercício da odontologia brasileira. Ele se destacou pelo dom de tirar e implantar dentes em seus pacientes.

Ele foi responsável por ajudar na expansão da odontologia pelo resto do país, através de seus admiradores que se inspiraram na sua profissão.

A Incofidência Mineira

O Tiradentes foi um dos revoltosos que lutavam contra os altos tributos e o colonialismo português. Foi nessa revolta que saiu a expressão “quinto dos infernos”, que usavam para se referir ao imposto de 20% (ou a quinta parte) do peso do ouro, cobrado no século XVIII das cidades mineradoras do Brasil Colônia.

A revolta tinha como objetivo instalar um governo republicano independente de Portugal com capital na cidade mineira, de São João del-Rei, além da instalação de uma universidade pública na cidade de Vila Rica – até então capital de Minas Gerais – atual Ouro Preto.