Fonte:
Insider
Muitos de nós provavelmente temos algum habito que fazemos no nosso dia a dia. Independentemente do humor, tem gente que costuma a roer as unhas para passar o tempo, outras têm o costume de mastigar o gelo. Porém, vocês sabiam que isso pode ser prejudicial a sua saúde bucal? Podendo levar a grandes fraturas e até mesmo a obturação de dentes?
Hábitos que podem fraturar os seus dentes
1- Mastigar gelo
O hábito de mastigar gelo é bastante prejudicial a sua saúde bucal, podendo levar até mesmo a obturação dos seus dentes por conta das suas danificações.
2- Escovar com muita força
A escovação forte desgasta a camada protetora dos dentes chamada esmalte, o que pode causar aumento da sensibilidade e dor. Além disso, pode causar retração gengival ou afastamento dos dentes. Isso expõe as raízes dos dentes, o que também pode causar sensibilidade e aumentar o risco de infecção.
3- Ranger os dentes
Muitas pessoas ainda têm o hábito de ranger os dentes, seja por conta do estresse ou por conta de exercícios intensos, no entanto, ranger os dentes pode desgastá-los e aumentar o risco de cáries e fraturas.
4- Roendo as unhas
Roer as unhas com frequência pode acabar fraturando os dentes, entretanto, essas fraturas ainda podem ser corrigidas com a colocação de resina nas fraturas.
5- Beber sem canudo
Apesar de o canudinho parecer apenas uma forma higiênica para ingerir uma bebida. Ela também é uma poderosa ferramenta para proteger os seus dentes dos açúcares.
Isso porque bebidas açucaradas como refrigerante, limonada ou energéticos podem ser especialmente prejudiciais para os dentes. Mas o canudinho ajuda redirecionando o líquido para o fundo da boca e evitando o contato com os dentes.
6- Usar seus dentes como ferramentas
Usar os dentes para abrir um saco de batatas fritas ou remover a tampa de uma garrafa também pode danificar os dentes, já que os dentes foram feitos para mastigar a comida para que você tenha uma digestão adequada, e não com a finalidade de um alicate ou tesoura.
7- Fumar
Os pacientes que fumam têm maior probabilidade de desenvolver placa bacteriana, que causam doenças nas gengivas, além disso, também reduz o fluxo sanguíneo para as gengivas, o que impede a cicatrização na boca. Fora isso, também pode causar problemas estéticos como a formação de manchas nos dentes e problemas com mau hálito.