Fontes:
MedicalNewsToday
O cuidado com a saúde bucal vai além das questões estéticas, já que cuidar da saúde dos nossos dentes implica também em cuidar do nosso corpo. Ao escovar e tratar bem os dentes, você não está apenas os protegendo da cárie, mas também está evitando outros problemas como a diabetes e a perca de musculatura.
O estudo
Um novo estudo liderado por pesquisadores da universidade Shimane, em Izumo, Japão, descobriu a relação entre diabetes e sarcopenia (que é a perda de músculos e fraqueza devido ao envelhecimento, entre adultos mais velhos) com a fragilidade da saúde bucal.
Além disso
Ainda no estudo, eles descobriram que ter menos dentes remanescentes foram significativamente associados a um aperto de mão mais fraco, por conta da sarcopenia, além de os pacientes também apresentarem diabetes.
A relação da fragilidade oral com a diabetes
Eles especulam que pessoas com capacidade de mastigação reduzida podem ter um risco maior de contrair diabetes devido ao fato dos pacientes ingerirem mais alimentos macios e ricos em açúcar, e também por ter refeições mais curtas. Ambos os fatores acabam causando um aumento maior nos níveis de glicose no sangue após as refeições.
As intervenções para manter a capacidade de mastigação, por meio da prevenção da perda de dentes e do uso de dentaduras, podem, portanto, reduzir as chances do paciente ter diabetes.