RADIOGRAFANDO O FUTURO PARA VOCÊ!
RADIOGRAFANDO O FUTURO PARA VOCÊ!

Julho acabou, mas os cuidados com o câncer bucal continuam

Fonte:
Oncoguia
INCA
Webmd

No último mês tivemos o julho verde, uma campanha de conscientização sobre o câncer bucal, uma doença que é mais comum em homens acima dos 40 anos, sendo o quarto tumor mais frequente no sexo masculino na região Sudeste. A maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados.

O Câncer

O câncer é definido como o crescimento incontrolável de células que invadem e causam danos ao tecido circundante. Enquanto o câncer bucal aparece como um tumor ou ferida na boca que não desaparece, que inclui câncer de lábios, língua, bochechas, assoalho da boca, palato duro e mole, seios da face e faringe (garganta), pode ser fatal se não for diagnosticado e tratado precocemente.

Sintomas

Alguns dos sintomas são: inchaço, desenvolvimento de manchas brancas, vermelhas ou salpicadas (brancas e vermelhas) aveludadas na boca, feridas persistentes no rosto, pescoço ou boca que sangram e em alguns casos até dificuldade em mastigar ou engolir, falar ou mover a mandíbula e a língua.

Causas

Uma das principais causas que levam ao câncer bucal, é o consumo de tabaco. Porém, o uso exagerado de bebidas alcoólicas, exposição excessiva a luz solar, HPV e histórico de câncer na família também podem levar o paciente a ter o câncer.

Tratamento

As principais opções de tratamento são: cirurgia, radioterapia, quimioterapia, terapia alvo, imunoterapia e tratamento paliativo, que podem ser realizados isoladamente ou em combinação, dependendo do estágio e da localização do tumor.