RADIOGRAFANDO O FUTURO PARA VOCÊ!
RADIOGRAFANDO O FUTURO PARA VOCÊ!

Harvard: Algoritmos poderão prever a perda dos dentes

Fonte:
Harvard

A perda dos dentes está sempre associada a dois fatores, primeiro ao descuido da saúde bucal e segundo e o mais comum é em relação ao desgaste natural que o dente vem tendo com o tempo.

Prevendo o futuro

Agora e se o paciente pudesse saber quando um dente estivesse correndo o risco de cair? Pensando nisso, pesquisadores da Harvard School of Dental Medicine, sugeriram que algoritmos podem ajudar a identificar riscos de perda dos dentes.
Dessa forma com ajuda de um dentista, ele poderia tomar todas as medidas para evitar a perda (precoce) desse dente.

O estudo

O estudo, publicado em 18 de junho na revista científica PLOS ONE, comparou cinco algoritmos usando uma combinação diferente de variáveis ​​para rastrear o risco. Os resultados mostraram que aqueles que fatoraram características médicas e variáveis ​​socioeconômicas, como raça, educação, artrite e diabetes, superaram algoritmos que se baseavam apenas em indicadores clínicos odontológicos.

A importância para evitar a perda dos dentes

A perda de dentes pode prejudicar a saúde física e psicológica do paciente. Além de afetar a qualidade de vida, o bem-estar, a nutrição e as interações sociais.
Porém, o processo pode ser atrasado, até mesmo evitado, se os primeiros sinais de doença dentária forem identificados e tratados imediatamente. Ainda assim, muitas pessoas com doenças dentárias podem não ir ao dentista até a perda do dente se tornar irreversível. Então é precisamente aqui que as ferramentas de triagem podem ajudar a identificar aqueles com maior risco e encaminhá-los para uma avaliação mais aprofundada.